Provavelmente, você já ouviu falar nas comidas típicas da Bahia. A culinária regional baiana é muito famosa. Pratos como acarajé e vatapá são conhecidos de Norte a Sul do país.
Não é por acaso que o
turismo gastronômico na Bahia é muito explorado e atrai o interesse de pessoas que visitam as praias da região. Mas, afinal, quais são as principais comidas típicas da Bahia? Selecionamos alguns pratos e explicamos um pouco sobre cada um deles. Confira!
Acarajé
Com certeza, o acarajé, um prato de origem africana, é uma das comidas típicas da Bahia mais conhecidas. Provar um acarajé preparado por uma baiana é uma
experiência gastronômica imperdível durante uma viagem para a Bahia.
A receita de acarajé leva ingredientes como feijão-fradinho, cebola e sal. Com eles, é feito um bolinho, imerso e frito em azeite de dendê. Depois de passar pelo óleo, o bolinho é recheado. O recheio mais utilizado é o vatapá, do qual falaremos adiante.
Para quem gosta de pimenta, o bolinho pode ser servido “quente” — termo utilizado para se referir ao acarajé apimentado. Quem não gosta de pimenta, pode pedir a opção “fria”, que é menos apimentada.
Abará
Apesar de ser menos conhecido que o acarajé, o abará também é uma das comidas típicas da Bahia que você precisa conhecer. Os ingredientes são parecidos com os do acarajé: feijão-fradinho, cebola, sal, azeite de dendê e camarão.
A diferença entre eles está em como fazer abará. Este bolinho é embrulhado em uma folha de bananeira e cozido em banho-maria. Nele, o azeite de dendê e o camarão são integrados à massa.
Caruru
O caruru é outro acompanhamento do acarajé. Ele leva ingredientes como quiabo, amendoim, camarão seco, castanha-de-caju, coentro, gengibre, cebola e azeite de dendê.
Se você quer saber como fazer caruru, não tem mistério. O preparo é rápido e fácil. Há várias receitas na internet que podem, inclusive, ser adaptadas aos ingredientes da sua região.
Além de servir como acompanhamento do acarajé, o caruru pode ser preparado como refeição principal, acompanhado de arroz branco e salada. Se você torce o nariz para o quiabo, essa é uma oportunidade de fazer as pazes com o alimento.
Cocada
Apesar de ser considerada uma das comidas da Bahia, a cocada é quase um patrimônio cultural nacional. Esse doce popular é produzido com coco ralado, açúcar e água.
Há uma infinidade de variações de receita de cocada. Na Bahia, você encontra o doce com diferentes sabores e texturas. É uma sobremesa deliciosa, produzida com uma fruta rica em nutrientes como vitaminas A, B, C e E, antioxidantes, magnésio, zinco, ferro, potássio e fósforo.
Mungunzá
O mungunzá também é um doce produzido na Bahia e que tem como principal ingrediente o milho. Conhecido como canjica ou canjiquinha, ele é feito com coco ralado, leite condensado, creme de leite e leite de coco.
Muito popular na culinária baiana, é uma sobremesa que, certamente, você vai encontrar ao visitar restaurantes na Bahia. Aproveite o calor para se refrescar com um mungunzá bem geladinho.
Vatapá
Sem dúvida, a combinação de Acarajé com vatapá é uma das mais conhecidas na Bahia. O vatapá é um prato típico da culinária africana e afro-brasileira. Ele consiste no preparo de uma mistura com um ingrediente base, que pode ser farinha de arroz, pão dormido ou fubá.
Então, acrescenta-se leite de coco, peixe, amendoim, camarões secos ou frescos, castanha-de-caju e temperos. Essa é uma das receitas mais antigas da culinária baiana, mas sempre tem o toque especial e diferente de quem o prepara.
As baianas são as grandes estrelas da culinária local, especialmente quando o assunto é acarajé e vatapá. O chamado “ofício das baianas” é um saber tradicional, que mantém vivas a tradição, a cultura e a culinária dos antepassados.
Foi por meio do comércio de rua que muitas mulheres escravas conseguiram produzir e sobreviver quando libertas. Por isso, o ofício das baianas e o preparado de acarajé é uma parte importante da cultura e da história local.
Ao visitar a Bahia, não perca a oportunidade de experimentar os pratos locais e prestigiar essas mulheres que fazem toda a diferença na manutenção e na continuidade da história e da cultura do povo baiano.
Agora que você já conhece quais são as comidas típicas da Bahia, que tal programar sua próxima viagem? Aproveite para conhecer os nossos
pacotes promocionais e venha experimentar os sabores baianos.